Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Antes de vir para cá fui alertada sobre os mais diverso problemas que poderia ter : homesick, adptacão, frio, comida, etc. Mas ninguém nunca me avisou que ir a o supermercado pode ser algo tão complicado!

A primeira dificuldade foi com o carrinho de compras. É claro que eu sou capaz de reconhecer um quando vejo, mas o problema é conseguir pegá-lo. Ele é preso com uma corrente no carrinho da frente. Então depois do primeiro puxão sem sucesso, fui lá procurar um botao, maçaneta, local para digitar a senha ou seja lá o que for pra tirá-lo do lugar. Foi quando vi alguém colocando uma moeda e saindo tranquilamente para fazer suas compras.

Já descabelada, segui em frente em busca do creme de leite. Vou seguindo os rótulos na prateleira: Leite de coco, leite condensado …mas cadê o diabo do creme de leite? Ele é primo do condensado ! tem que estar aqui. Ando pra cá, ando pra lá e nada. Resolvo pedir ajuda a alguém que está colocando os produtos na prateleira. Mas como é mesmo que se diz creme de liete em holandês ? em inglês, pelo menos ?

‘ com licença, eu to procurando, er…eu to procurando por uma coisa que parece com isso aqui (apontando para leite condensado), mas ele é mais..er...cremoso ( ?)’

O cara me fez um sinal afirmativo com a cabeca. ‘Siga-me!’. Obedeci prontamente. Quando a gente chegou na parte dos frios, ele me entrega algo que diz no rotulo ‘sour creeam’. ‘moço, desculpa, mas não é isso, não…’ Ele preciona os lábios com forca, franze a testa e vai chamar mais alguém pra ajudar. Nessa parte eu já tava querendo sair corrida dali! ‘não, obrigada. Eu não preciso de comida pra viver. Eu posso viver da luz do sol ? ah, sol na holanda é so de vez em quando, verdade. Tudo bem, eu como as flores’. Depois deles me apresentarem de qualhada a iorgute natural, finalmente me trazem o creme de leite. Tudo bem. Eu sei que TODO mundo sabe que é creme fraiche, mas EU não !

A última vez foi a uva-passa. Embora sem idéia de como se dizer isso em qualquer idioma além do português, eu sabia a sessão do supermercado. Damascos, passas com damasco. Nozes. Passas com nozes. Passas com amendoas. Mas cadê as uva-passa sem companhia? Tinha um turco do meu lado. Resolvi pedir ajuda mais uma vez.

“moço…o vc tah vendo essas coisinhas pretas nessa caxinha?’.
‘nao, minha filha, isso é uma ilusao da sua mente. Volte pra casa, tome um copo de leite morno e descanse’, teria respondido eu. Mas como estamos falando de uma pessoa aparentemente gentil ele me lancou um ‘yeah’ bem simpatico. ‘ como é o nome delas em holandês ?’ ; ‘rozijn’ ; ‘certo…tem onde eu encontrar um pacote com com rozijn ?’ ; ‘Claro, espere aqui !’. Ótimo, ele acha que sou retardada =] ‘eu achei as passas, mas tem taaaantas opcões, venha aqui ver !’. Pois é, achei a uva-passa. Uma prateleira cheinha.

Ah ! É aconselhavel levar a sua sacola de compras de casa, porque aqui vc tem que pagar pelas sacolinahs de plástico.

Nenhum comentário: